No sábado (26/7), o bairro Industrial será palco de um grande encontro artístico e cultural. O Sarau Confluências Poéticas promete reunir poesia, performance, música e samba em uma celebração das vozes e expressões das periferias urbanas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto foi contemplado na Política Nacional Aldir Blanc em 2024 (PNAB), com apoio da Prefeitura de Contagem.
O evento acontece das 13h30 às 20h, no Bar do Praça, localizado na rua Coronel João Mendonça Azevedo, 72. A entrada, no valor de R$ 10,00, será revertido em um prato de feijão tropeiro mineiro, servido durante o sarau. A expectativa é reunir cerca de 100 pessoas em um espaço de escuta, celebração e resistência.
O sarau contará com a participação de mais de dez artistas de Contagem e região, incluindo poetas, slammers, performers e músicos. Também haverá feira de livros e obras artísticas dos participantes, além da premiação dos destaques da tarde. Encerrando o dia, o grupo Feijoada Completa subirá ao palco com muito samba e celebração.
Além das apresentações artísticas, o evento será registrado em vídeo e disponibilizado no canal do Terreiro Vital, produtora cultural responsável pela realização. A equipe técnica conta com os profissionais Daniel Frathezi , Ronilson Silva e Aziza Eduarda.
Confira a programação completa:
13h30 – Abertura artística com Marlon Vital (@terreiro_vital)
13h45 – Apresentação das Mestras de Cerimônia Ziza Fagundes e Jamine Miranda
14h00 – Apresentação das juradas/os: Thamara Selva e Leandro Zere
14h15 – Beluk (@akbeluk)
14h30 – Curumim e Banda (@curumimmc)
14h45 – João Paiva (@joapaivamc)
15h00 – Johnny Herno (@johnnyherno)
15h15 – Escritora convidada Maria Lisboa
16h00 – Madra (@madra13_)
16h15 – Maria Fernanda Abreu Ferreira (@mfe.ferreira)
16h30 – Vênus Sunev (@mulhermosaico)
16h45 – Yaku Urku (@_condorandino)
17h00 – Ziza Fagundes
17h30 – Premiações das/os artistas
19h00 – Show de encerramento com o Grupo Feijoada Completa
Com curadoria cuidadosa e proposta inclusiva, o Sarau Confluências Poéticas se consolida como um espaço de valorização da arte marginal, da oralidade e da potência criativa dos territórios periféricos. Mais que um evento, é um ato político e poético de pertencimento, afeto e resistência.
Serviço:
Sarau Confluências Poéticas
Local: Bar do Praça – Rua Cel. João Mendonça Azevedo, 72 – Industrial, Contagem/MG
Dia: sábado (26/7)
Horário: 13h30 às 20h
Entrada: R$ 10 (convertido em prato de feijão tropeiro)
Instagram: @confluencias_poeticas
Realização: Terreiro Vital
Apoio técnico: Daniel Frathezi, Ronilson Silva e Aziza Eduarda.